Postagens

Mostrando postagens de abril, 2011

Xadrez: Uma maneira divertida de aprender concentrar-se nas atividades

Imagem
 É importante tornar o espaço da escola em um lugar agradável onde a criança tenha prazer de ir, por isso planeje suas aulas pensando  nos momentos de descontração, saia da rotina, ensine brincando!!!
Imagem
Brincando e ampliando conhecimento !!! A professora ou os próprios alunos escolhem uma palavra que contenha  muitas letras diferentes, escreva-a no quadro e os alunos vão tentar formar o maior número de palavras possível, alguns colegas com dicionário, verifica a existência e ortografia da palavra formada, se estiver correto é grafada no quadro negro. Esta brincadeira estimula a produção oral, escrita, raciocínio, agilidade, ortografia entre outras habilidades necessárias aos alunos das séries iniciais. Outro exemplo de palavra muito usada é PERNAMBUCO. A

Tabuada: Aprendendo de maneira lúdica

Imagem
Trabalhar a tabuada não é facil, se a criança não entende o processo da multiplicação e é colocada para "decorar" de forma exaustiva, certamente ela  crescerá com problemas na área da matemática, e este trauma se torna muitas vezes irreversível. Como professora  não cobro de meus alunos tabuada na ponta da língua, penso que ele tem 3 anos para entender o processo e aprender de maneira lúdica, não é necessário que ele decore, apenas entenda e saiba contar em determinada sequência.Para isso uso de alguns artificios lúdicos como o BINGO DA MULTIPLICAÇÃO, encaixes,  ludo, jogos adaptados para esse fim.